O maior telescópio da história acaba de ser lançado, você sabe qual o seu propósito?
- Texto: Prof. Farinaldo Queiroz - UFRN
Líder do Grupo de Física de Partículas e Astropartículas
A espera chegou ao fim! O Telescópio Espacial James Webb foi lançado rumo ao espaço dia 25 de dezembro às 9h20 (horário de Brasília). O aparato partiu em um foguete Ariane 5, no espaçoporto europeu na Guiana Francesa. Que tal relembrarmos a sua saga até esse momento histórico? O James Webb, carinhosamente conhecido pela sua sigla em inglês, JWST, foi proposto pela primeira vez no ano de 1996. Quanto tempo, não é verdade? Já imaginou algo assim acontecer em um país sem uma política de governo pró-ciências como o nosso?
Apenas em 2002, após o amadurecimento do projeto, ele foi renomeado em homenagem a um antigo diretor da NASA, James Edwin Webb (1906 – 1992), que liderou diversas missões espaciais importantes como Apollo. Apollo foi a missão que levou o homem à Lua pela primeira vez em 1969. Recomendo assistir o documentário Apollo 11. Está no Youtube.
FA construção do JWST foi liderada pela agência espacial americana e contou com a colaboração internacional da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Canadense (CSA). Ele é o maior e mais poderoso telescópio da história já enviado ao espaço, superando em vários aspectos o famoso telescópio Hubble.
O objetivo final deste telescópio espacial é descobrir galáxias que remontam ao início do Universo. Espera-se que esta máquina do tempo de última geração revolucione todos os aspectos da astronomia moderna. Ele revelará o lado oculto do Universo, ou seja, estrelas em nuvens de poeira, moléculas na atmosfera de outros mundos e a luz emitida pelas primeiras estrelas e galáxias.
Um gigante próximo do Sol
A chave para a excelente capacidade de Webb é seu enorme espelho primário, feito de 18 segmentos hexagonais e se estendendo por 6,5 metros de diâmetro. O espelho é 100 vezes mais sensível que o Hubble, com a capacidade de detectar a luz extremamente fraca que emana de estrelas e galáxias distantes. Webb é equipado com quatro instrumentos principais, imageadores e espectrômetros. Ambos os instrumentos e o espelho são protegidos por um enorme escudo térmico, compreendendo cinco camadas ultrafinas. Isso permitirá que o observatório resista a flutuações extremas de temperatura, variando de + 110 ° C a -235 ° C.
O satélite está agora a caminho de sua posição que fica cerca de um milhão e meio de quilômetros da Terra. Ao contrário do Hubble, que orbita a Terra, James Webb orbitará ao redor do Sol e tem uma vida útil estimada de dez anos. VIVA A CIÊNCIA!
Mais uma lição aos governos brasileiros. Não se questiona a ciência! Vale lembrar que o se investe em ciência é uma mera fração dos gatos públicos, apesar do alto retorno tecnológico e científico. Países que decidiram investir pesado em ciência no passado hoje são as principais economias do mundo. Coincidência? Claro que não.
Conheça o projeto EPA: https://cosmosbrasil.wixsite.com/ufrn/contato
Comments