Gabrielle Borges- EPA- UFRN
“A corrente elétrica é importante saber, porque a conta chega e não tem para onde correr”. Lucas Ramos, estudante de licenciatura em física no IF sertão-PE, declama o trecho do cordel em que ele fala sobre a importância da corrente elétrica.
Usando um dos tradicionais poemas nordestinos, o estudante do Campus Serra Talhada, mostra que um assunto que não interessa a todos pode ser transformado em arte. “ A importância do cordel é por se tratar de uma ferramenta da nossa cultura nordestina. Sou do sertão de Pernambuco e amo a minha cultura, amo o meu sertão", conta Lucas. Ele ainda acrescenta que o cordel torna a física mais acessível para os estudantes.
Lucas conta que a matéria que tirava nota mais baixa era em física. “Não sou um gênio, não tive um bom ensino médio”. Hoje ele está no 5° período do curso e não se vê em outra área.
Ele conheceu o projeto por meio da página do instagram. Desde então é um dos participantes mais presentes e engajados no EPA.
O projeto de extensão EPA: ensino de partículas e Astropartículas é um projeto de extensão da UFRN, vinculado ao Instituto Internacional de Física (IIF) e ao Departamento de Física Teórica e Experimental ( DFTE). O objetivo do projeto é levar conhecimento de física para os estudantes do ensino médio.
Comments